Página Inicial > Board Games, Notícia > Vencedores do The Dice Tower Awards 2015

Vencedores do The Dice Tower Awards 2015

header

Ou deveria ser 2016? Eu sempre fico em dúvida com esse tipo de coisa… a premiação acontece em 2016, mas os jogos premiados foram lançados em 2015, então como é que fica?!?!?!  Coisa para perguntar no outro lado da vida. No momento, o que importa é saber quais foram eleitos os Melhores Jogos lançados em 2015 em diversas categorias, pelo painel de um dos canais mais bem respeitados no que diz respeito aos Board Games: The Dice Tower.

*Provavelmente os amantes dos jogos mais estratégicos e menos temáticos (os Euro Gamers) estão bem irritados com essa introdução… ^^

Assim como os filmes e os vídeo games, os board games também possuem várias premiações durante um ano. Afinal, cada grande canal ou grande organização se sente no dever de ajudar os desavisados a saber que jogo jogar no meio de centenas de lançamento por ano.

Obviamente temos algumas premiações muito respeitadas e levadas como oficial, temos premiações que ninguém leva muito a sério e temos aquelas premiações que, embora não sejam consideradas oficiais, possuem muito respeito dentro dos consumidores. A premiação do The Dice Tower cai nessa última categoria. Principalmente para os mais “Ameritrashers” entre nós, já que a galera da Dice Tower não é muito fan de Euro mesmo.

tom_vaselEla está longe de ter a mesma importância de um Spiel des Jahres, que é a premiação dos melhores board games segundo o maior mercado de board games do mundo (sim, a Alemanha é gigante no board game), mas o canal The Dice Tower é super conceituado entre os jogadores. Tom Vassel, mentor e imagem principal do canal é uma celebridade nesse meio, e eles produzem uma quantidade gigante de material anualmente. São vários reviews, gameplays, maratonas e etc. Some isso a um ar mais descontraído do que o ar sério das publicações oficiais, e acaba que a premiação do The Dice Tower vira quase que uma premiação do povo.

Se você pensar por um lado, o Spíel des Jahres é o prêmio mais importante para quem gosta de jogos Euro e o Dice Tower para quem gosta de jogos Ameritrashes, talvez….? ^^

Por essas e por outras que essa premiação é importante e eu vim aqui passar para vocês os vencedores! A premiação aconteceu nesta noite, dia 8 de Julho durante a convenção anual do The Dice Tower. Mas antes de começar, eu quero chamar a atenção para uma coisa bem interessante: dos 9 jogos premiados, 3 já são comercializados no nosso mercado nacional, devidamente localizados em português! Além de muitos outros indicados que já foram lançados ou já foram anunciados! Isso mostra como o mercado de board game nacional está fortalecido, com não somente vários jogos sendo lançados aqui, mas vários jogos novos, e vários jogos de peso! Parabéns a todos os envolvidos!

Também quero dizer que fiquei bem surpreso com o fato do Mysterium não ter levado nenhuma categoria. Com todo o barulho na mídia que ele fez no lançamento, e pelo fato dele ter sido um dos que tiveram o maior número de indicações (empatou com o Time Stories com 6 indicações), eu imaginei que ao menos categorias como Artwork ou Inovação ele ganharia.

Enfim, vamos aos premiados!


Melhor Jogo por uma Publisher Pequena

Começamos a noite com o Melhor Jogo por uma Publisher Pequena. Foi uma categoria bem disputada, o Between Two Cities é um jogo muito bem falado por toda a internet, assim como o Champions of Midgard que inclusive tem gente dizendo que substituiu o já clássico Lords of the Waterdeep (eu adoro o Champions of Midgard e até fiz um vídeo de gameplay completo no meu canal, veja aqui no link!). Porém o Stockpile é, desde o ano passado quando foi lançado, realmente considerado um dos melhores jogos econômicos que já fizeram. Eu já estava com ele no topo mais alto do meu wish list, agora ficou mais ainda (se isso fosse possível, seria feito…)


Melhor Artwork

Uma das categorias mais difícieis. Todos os concorrentes eram fortíssimos, mas devo concordar que o Ashes é um pouco fora da curva. Above and Below é um belo cartoon e o Mysterium tem uma tonalidade excepcional, o que amplia muito a imersão, assim como fazem o The Grizzled e o Time Stories, mas o Ashes… ora, olha essas cartas! Brilhante trabalho da Fernanda Suarez!


Melhor Party Game

Esse foi fácil. Embora todos os jogos tenham feito muito barulho pela internet, nenhum foi tão alto quanto Codenames. Desde o lançamento ele cativou o coração de muita gente e em todos os eventos e festas e convenções ele era o jogo mais falado. Eu não sou muito “party gamer”, eu gosto muito mais da parte “game” do que da “party”, mas até eu tenho que reconhecer que o jogo é muito bom e até eu fico interessado! E olha só, já temos ele no Brasil!


Melhores Componentes

Difícil escolha! Componentes estão cada vez mais fantásticos e estão todos muito bons. No final acho que o prêmio foi para o jogo mais bem vendido e mais “hypado” mesmo. As miniaturas do Blood Rage são realmente fantásticas, mas também são as do Cthulhu Wars e as do Star Wars: Armada são dignas de ficarem em exibição na sua estante ao invés de ficarem guardadas na caixa. E hey, ponto para o Brasil! Já temos essa belezinha localizada!


Melhor Jogo para 2 Jogadores

7 Wonders já é um clássico, mas um dos problemas do jogo era que ele não funcionava tão bem para dois jogadores. Com o lançamento do 7 Wonders Duel, focado exatamente para isso, essa categoria já tinha um vencedor garantido. O 7 Wonders Duel ainda não tem no Brasil, mas o 7 Wonders já! 🙂


Melhor Jogo por um Novo Designer

Time Stories foi lançado ano passado junto com o Pandemic Legacy e realmente causou furor em todo o mercado. Sua mecânica na linha do “Legacy”, com uma história fixa com começo, meio e fim bem claro, sem espaços para interpretações ou caminhos diferentes a seguir pegou a galera de jeito e todo mundo adorou! Embora eu ache o modelo de negócio do Time Stories meio esquisito, com essa coisa de vender uma história nova a cada 3 meses ao invés de fazer um jogo com várias histórias dentro, é inegável que todo mundo está amando. E vocês verão mais prêmios para eles ainda, provando que eles acertaram em cheio na fórmula!


Jogo Mais Inovador

Olha mais Time Stories aí! Eu não diria necessariamente que ele é um jogo muito inovador, já que ele nada mais é do que uma versão bonita e cooperativa daqueles RPGs de aventura solo dos anos 90, mas é realmente bem feito e muito legal. Só que eu acho que, inovação por inovação, o 504 e seu estilo “crie seu jogo na hora que for jogar” é bem mais inovador do que os outros da lista aí.


Melhor Jogo Coop

Pandemic Legacy é o melhor jogo no ranking mundial do Board Game Geek e o pessoal do The Dice Tower simplesmente amou o jogo. Nenhuma surpresa por ele ter ganho esse prêmio de melhor coop, embora EEEEUUU prefira o XCom. Acho que o jogo em equipe é muito mais forte no XCom. E olha só, não só já temos o Pandemic Legacy aqui no Brasil, mas também temos o XCom e o Mysterium acabou de ser anunciado como lançamento ainda esse ano! o/


Melhor Tema

Terceiro prêmio para o Time Stories! Todo mundo diz que o Time Stories te faz se sentir como num filme mesmo. Soma a isso o fato de que a cada história lançada, eles mudam todo o artwork para que possa casar com o tema da história, dá pra ver que eles se preocuparam muito em passar imersão mesmo no jogo.


Melhor Expansão

Clássicos são clássicos, e as expansões dos clássicos costumam expandir a diversão deles também! Aparentemente as novas regras apresentadas com os novos mapas dessa versão agradaram todo mundo e aí está o resultado.


Melhor Reprint

Through the Ages já é um grande clássico, mas a nova versão lançada com algumas regras simplificadas a fim de deixar o jogo rolar mais fácil deixaram o que era muito bom, ainda melhor. O jogo agora é responsável por uma das situações mais inusitadas que poderíamos imaginar: o mesmo jogo está em duas posições no Top 10 de melhores jogos do mundo pelo Board Game Geek. A nova versão em terceiro e a antiga em sétimo.


Melhor Family Game

Confesso não saber muito a diferença entre um Party Game e um Family Game… talvez o Party Game você joga com os amigos e os Family Game com a família… sei lá. 🙂


Melhor Jogo de Estratégia

Ou como eu gosto de chamar, BLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOD RAAAAAAAAAAAAAAAAGE!!!! 🙂 É realmente um jogo muito estratégico, onde você precisa decidir rapidamente e dentre várias opções qual é a melhor para você e pior para seus adversários. O tempo do jogo é muito curto para você fazer tudo que quer e então a sua eficiência é constantemente contestada no jogo todo. Muito bom mesmo!


Melhor Jogo do Ano

pandemic legacy goty

Para o jogo do ano o leque de opções é sempre maior. Nessa lista aí eu confesso que de todos que eu já joguei, o Gallerist é o que eu mais gosto, mas o Blood Rage é realmente ótimo, assim como o Pandemic Legacy e o Voyages of Marco Polo. Todos são muito bons, e o prêmio ficou mesmo em boas mãos, embora eu sempre ache meio estranho a obra ganhar o maior número de prêmios do evento, mas não levar o “melhor obra do ano”. Mas enfim, quem sou eu? ^^


Muito obrigado por ler até aqui, e parabéns para as publicadoras que já tem publicados aqui no Brasil 3 dos 9 jogos que foram premiados nessa noite: Galápagos Jogos (Blood Rage) e Devir (Codenames e Pandemic Legacy). Parabéns também para as duas e outras editoras que já publicam ou já anunciaram jogos que foram indicados: Galápagos Jogos (Mysterium, Mafia de Cuba, Flick’em Up e XCom: The Board Game); Devir (As Viagens de Marco Polo); Funbox Jogos (Tides of Time) e Fire on Board (The Gallerist). *espero não ter esquecido de ninguém!

Parabéns também ao grande vencedor da noite! Time Stories (3 prêmios)!!!!

Abraços e muito obrigado pela leitura! Bons jogos a todos!
Johnnymaxx