Página Inicial > Board Games, Notícia > Trono Cósmico

Trono Cósmico

header

A Fantasy Flight Games anunciou hoje um novo jogo da franquia Game of Thrones. Chamado Game of Thrones: The Iron Throne o jogo usa as mecânicas do clássico Cosmic Encounter e transfere para o tema e os personagens da série da HBO.

Você e seus amigos comandam uma das Grandes Casas de Westeros, colocando personagens icônicos uns contra os outros em épicas batalhas e intrigas. Negocie. Blefe. Ameaça seus inimigos. Crie alianças. Use cada ferramenta ao seu dispor para espalhar sua influência, estabelecer a supremacia e assumir o prêmio final: o Trono de Ferro!

hbo11_layout

Desafios e Alianças
Batalhas, alianças e traições estão no centro de The Iron Throne. Cada turno gira em torno da resolução de um encontro entre dois jogadores. Estes encontros podem resultar em hostilidades, conquistas e expansão de influência, ou eles podem resultar na formação de alianças temporárias. Ainda que somente dois jogadores estejam envolvidos neste encontro, seus amigos podem oferecer ajuda… ou se virarem e oferecerem ajuda para outra pessoa.

hbo11_diagram1

O jogador “Lannister” revela a carta no topo do deck de eventos, que indica que ele deve desafiar o jogador “Stark”. Ele designa Jeffrey Baratheon, e o jogador Stark escolhe se defender com a Arya

Os encontros em The Iron Throne se resolvem rapidamente, mas são cheios de espaço para estratégias afiadas, intrigas maquiavélicas e rompimento de alianças. Cada encontro tem sempre um desafiante e um defensor, e depois que esses jogadores designarem personagens para resolver o encontro a favor de sua Casa, os outros jogadores podem oferecer ajuda para qualquer lado. Desta forma, um encontro pode começar como um confronto entre os Starks e os Lannisters, pode escalar e atrair a participação dos Tyrells ou de outras Casas.

hbo11_diagram2

Os 5 de poder de Jeffrey o dão vantagem sobre Arya e seus 2 de poder, mas quando o jogador Tyrell oferece a ajuda de Olenna Tyrell, o jogador Stark aceita Agora, o poder combinado de Arya Stark e Olenna Tyrell é 6, dando a vantagem para eles.

Contudo, tem mais a ser dito nos encontros do que essa simples disputa por poder, mesmo com todas as alianças e traições que podem acontecer. Existem esquemas dentro de esquemas, e blefes e negociações e informações ocultas que dão uma grande tonalidade de incerteza enquanto os jogadores falam sobre qual cartas eles irão usar. Claro, há sempre uma grande chance que um deles esteja mentindo, mas eles também podem estar sendo sinceros e oferecerem uma trégua. Ou então eles simplesmente apostam suas cartas esperando ganhar as hostilidades por ter maior poder.

Caso aconteça uma trégua, os jogadores ativos decidem o que podem dar um ao outro para manter essa paz. No caso de hostilidade, somente um lado sairá vencedor, e o outro sofrerá. Você pode buscar influência ou pegar prisioneiros, e ainda até pode matar seus próprios personagens.

hbo11_diagram3

Eles conversam sobre uma trégua, mas os Stark suspeitam que seja apenas mais uma mentira dos Lannister e então coloca uma carta de hostilidade no valor 8. Os Lannister também jogaram uma carta de hostilidade, adicionando uma carta de 6 aos 5 de poder do Jeffrey. Graças à ajuda de Olenna Tyrell, os Starks ganham a disputa de hostilidade por 14 a 11

Ganhe encontros suficientes – e decida sabiamente quais são os encontros bons para perder – e você pode se encontrar em posição para assumir o Trono. O objetivo do jogo é espalhar 5 de sua influência às casas dos seus adversários e pegar a coroa para você.

Uma Guerra de Cinco Casas
Os encontros em The Iron Throne possuem um potencial para intrigas, diplomacias e traições tão grande, que o jogo seria uma experiência rica e envolvente para os jogadores mesmo se as Casas fossem todas iguais. Mas elas não são, e por isso o jogo é ainda mais envolvente e rico.

Cada uma das Cinco Grandes Casas de The Iron Throne se fortalece com cinco personagens diferentes. No começo do jogo, você escolhe um desses personagens para ser o líder da casa, colocando sua folha de líder em sua área de jogo e preparando seu token de personagem. Então você preparará os tokens de todos os outros personagens, e eles lhe ajudarão nos seus encontros. De qualquer forma, não importando se o personagem está no jogo somente com os tokens ou também com a folha de líder, cada personagem possui habilidades diferentes para serem usadas.

Mesmo que você jogue o jogo centenas de vezes com a mesma Casa, sua experiência será completamente diferente com cada líder diferente. Devido a habilidade do seu líder estar sempre ativa e visível para todos, ela tem um forte impacto na forma que você jogará. Por exemplo, com a Casa Stark, você vai ter uma experiência de jogo com o honrado Eddard Stark liderando a Casa, e vai ter uma experiência completamente diferente se jogar com a vingativa Arya Stark.

hbo11-eddard-stark-leader hbo11-arya-stark-leader

Enquanto isso, o deck de cartas de sua Casa – o deck de cartas que você usa para os seus encontros – possui 10 cartas de personagem. Dividido igualmente entre seus 5 personagens únicos, essas cartas lhe permitem tirar vantagem dos talentos únicos de seus personagens sempre que eles participarem de um encontro. Seja você um dos jogadores ativos no encontro ou apenas esteja ajudando uma outra Casa, a “Inspiração” de Daenerys Targarian pode dar um significativo aumento de poder para o seu lado do confronto. Já o “Instinto para Política” de Tyrion Lannister pode mudar o rumo da hostilidade ao seu favor.

hbo11-instinct-for-politics hbo11-inspiration

Como a personalidade de cada personagem é refletida várias vezes no seu deck da Casa, cada uma das Casas terá uma personalidade bem distinta da outra, mas uma personalidade que ainda assim pode mudar levemente, de acordo com que personagem você escolher para liderar a Casa. Isso significa que você pode experimentar várias combinações de Líderes e Casas para ter experiências de jogo praticamente infinitas.

O jogo Game of Thrones: The Iron Throne tem previsão de lançamento para o quarto trimestre de 2016 no mercado internacional, e vale a pena ficar de olho. Embora não passe de um “reskin”, é fato que a franquia Game of Thrones é super conhecido por suas alianças frágeis e desconfianças constante, e são poucos jogos que representam isso na mesa com tanta precisão como o Cosmic Encounter. Vamos ficar de olho!

Abraços!
Johnnymaxx

  1. 22, julho, 2016 em 15:24 | #1

    As imagens ficaram lindonas, já deu vontade de ter e jogar…
    Não sei se ia me acostumar com esse tipo de mecânica. Gosto mais de menos interação entre os jogadores… >.<

    Mas no final tem um informação estranha…
    "quarto semestre de 2016"? 2016 só tem 2 semestres… 🙂
    Parece infinito, mas esse ano só terá 12 meses mesmo… 😛

  2. Johnnymaxx
    22, julho, 2016 em 15:44 | #2

    @Patrícia Opa, errei! hahahah era pra ser quarto trimestre… ^^ Corrigi lá, obrigado pelo aviso!

    Quanto ao jogo em si, eu meio que concordo também… Cosmic Encounter me deixa meio de lado devido a ter MUITA interação entre os jogadores, e eu não sou um bom blefador nos jogos, eu não consigo aproveitar tudo que esse tipo de jogo oferece. Por isso que não consigo jogar o The Resistance e Coup, por exemplo.

    Obrigado pela leitura e pelo comentário! Abraços!

  1. Nenhum trackback ainda.