Página Inicial > Análise > Share Play: É quase um teletransporte!

Share Play: É quase um teletransporte!

shareplay
Uma das coisas que mais me chamou a atenção no anúncio do PS4 foi o Share Play. Infelizmente o vídeo game foi lançado sem ele, mas felizmente, hoje o Share Play é uma realidade e, após estas praticamente três semanas desde que ele foi implementado, acredito que tenho uma boa visão a respeito.

Para quem não lembra ou não conhece, Share Play é uma função do PS4 que permite que você assista seu amigo jogar remotamente através do seu Playstation. Você também pode assumir o controle do jogo dele ou jogar com ele.

… acho que isso ficou meio confuso… pensa assim: Com o Share Play, é como se você fosse na casa do seu amigo fisicamente. Você pode ver ele jogando e ele pode te dar um controle para você jogar com ele, caso o jogo tenha um modo para jogar de dois no mesmo console, claro. Ou ele pode te dar o controle para você jogar por ele. Só que você faz isso sem sair da sua casa, e seu amigo não precisa nem arrumar a bagunça para te receber. Todo mundo ganha!

Obviamente eu estava preocupado com a funcionalidade disso no Brasil. Afinal, estamos falando de uma pessoa enviar a imagem do seu playstation remotamente através da internet para outro amigo ver e interagir com ele. E é claro que sim, isso é um problema e são muitas variáveis para fazer o negócio funcionar. Mas quando funciona… é uma delícia!

Eu testei a função com apenas dois amigos até agora, mas foi legal porque deu para ver como a qualidade da conexão de internet interfere. Eu sou um abençoado e tenho uma conexão Vivo Fibra Ótica de 200 megas (100 megas de upload) em casa. Já o “Amigo A” (não quero pedir autorização para usar nomes rs) tem conexão NET de 30 megas (chega uns 5, 6 de upload). Ele mora meio que perto da minha casa. Não sei exatamente onde, mas não deve ser mais de 10 kilometros de distância. Com ele, eu usei o Share Play para o ver jogar e eu consegui ver a tela dele, mas a imagem estava simplesmente horrível. Acredito que não tava nem em 240p de resolução. Não dava para enxergar praticamente nada. Ficou assim por uns minutos e aí fomos desconectados. OK. Esse Amigo A não tentou ainda se conectar no meu PS4.

Aí eu fui testar com o “Amigo B”. Ele também mora perto, nos mesmos arredores de 10 kilometros talvez, e também tinha conexão NET, só que 10 megas. Com ele era ainda pior, porque simplsmente não conectava. Nem eu tentando entrar no PS4 dele, nem ele tentando entrar no meu PS4. Simplesmente não ia. Mas aí, recentemente ele mudou a conexão dele para Vivo Fibra Ótica também, mas de 50 megas. Desde então, a conexão entre nós funciona perfeitamente.

A imagem que eu vejo dele jogando, assim como ele vê de mim jogando, chega aos 720p (o máximo que o Shareplay faz) e o lag do controle é mínimo! Sério! Eu joguei Fifa com ele no esquema Share Play e eu juro que eu tinha mais lag quando jogava pelo modo online do jogo mesmo. Acredito que isso acontece porque como no Share Play o host é o dono do PS4 que está transmitindo, a informação não viaja tanto quanto acontece no modo online do jogo, já que no modo online a conexão além de passar entre vocês, também vai até o servidor do jogo em si.

Eu joguei Fifa 15 com ele, ele sendo o controle 1 e eu sendo o controle 2. Depois ele jogou Driveclub no meu PS4. Ele não tem o Driveclub e queria testar antes de saber se vai comprar o jogo ou não. Pelo jeito que ele parece que curtiu, ele deve acabar comprando, mas só quando o Driveclub finalmente estiver funcionando direito kkkkkk. Ontem eu vi ele jogando Destiny por um tempo e depois ele jogou um pouco do Lords of The Fallen no meu PS4. De novo, ele não tem o Lords of the Fallen e ele pode jogar, porque como falei, é como se ele viesse na minha casa e jogasse meus jogos.

Ou seja: na minha avaliação, o Share Play é uma coisa totalmente excelente! Lembro das várias vezes que meu irmão me ligava na época do PS3 para pedir ajuda em algum jogo, e aí ele tinha que ficar descrevendo a cena onde ele estava pelo telefone e eu tinha que lembrar o que fazer e tentar explicar pra ele… todo esse trabalho difícil está terminado agora com o Share Play! (isso se a conexão dele bater com a minha né… hahaha).

Mas infelizmente, nem tudo são flores e tem algumas developers bloqueando o uso do Share Play. Vendo pelo lado da publisher e developer, eu meio que entendo. Primeiro tem o fato de que se os caras estão evitando botar Demos dos jogos na loja, com medo de que o jogador após testar o jogo possa não querer comprar, imagina então o cara poder jogar o jogo já lançado antes de comprar? Claro que, na teoria, é a mesma coisa do cara ir na casa do amigo então não é muito diferente do que já acontece desde sempre, mas na prática, o cara não precisar se deslocar para a casa do amigo faz muita diferença. Em segundo lugar tem o fato do jogo não ser na resolução máxima, o que pode prejudicar a experiência desse jogador que vai testar o jogo na casa do amigo e isso pode interferir na percepção de qualidade do jogo. E claro, se estiver lagado e com os comandos demorando para responder então, piora ainda mais.

Então, eu até entendo quem bloqueia. Mas por outro lado, isso também me mostra um certo receio de quem está bloqueando e uma forma de assumir que eles não confiam muito no produto, e nem confiam no julgamento do jogador, que vai saber que o que está vendo não é a qualidade final do produto pois está sendo um stream da internet. Tive essa decepção ontem com o “Amigo B”, pois ele queria ver o PES 2015 e descobrimos que ele está bloqueado (aparece uma mensagem de erro sobre estarmos em regiões de país diferente… não é bem o erro de bloqueio, mas deve ser só uma mensagem diferente para o bloqueio). Uma pena, e isso diminuiu a chance desse amigo comprar o PES 2015.

Vamos ver o que o futuro reserva e quantos mais vão continuar escondendo seus jogos. As vezes pode ser também algum erro de software. Li em alguns sites que o jogo Shadow of Mordor também estava bloqueado, mas quando saiu a atualização 2.01 para o PS4, ele passou a funcionar. Então… só podemos supor. O fato é: Share Play é um negócio muito legal e é o mais perto que temos hoje em dia de um teletransporte! Eu recomendo! (mas tentem ter ao menos uma conexão de 10 megas para usar… e se tiver 10 de upload então, melhor ainda).

Abraços!
JohnnyMaxx

Categories: Análise Tags: ,