Página Inicial > Análise, Board Games > Mice and Mystics, um pequeno grande jogo

Mice and Mystics, um pequeno grande jogo

mice-and-mystics-cover

Após a minha recente redescoberta dos jogos de tabuleiro, eu tenho pesquisado bastante sobre o hobby e os mais novos títulos. Descobri que, assim como os vídeo games, também lançam jogo PRA CACETE, também tem muito fanboy por aí e também é caro pra caramba! Mas entre eles eu vi a caixa do Mice and Mystics, me interessei pela arte e, como meu irmão tinha, peguei emprestado para jogar um pouco.

Uma coisa muito boa no Mice and Mystics é que ele é cooperativo. Bom, deixa eu falar melhor… para a minha situação atual, uma coisa muito boa no Mice and Mystics é que ele é cooperativo. Afinal, com pouco tempo para encontrar amigos, a minha companhia praticamente fixa para jogar é minha esposa, e como ela não gosta muito de jogos competitivos, o MM caiu certinho na nossa mesa.

Vamos começar pela mecânica do jogo. Mice and Mystics é um jogo de 1 a 4 jogadores onde vocês jogam contra o cenário. O jogo acompanha um livro de regras e um livro de histórias com 11 capítulos, onde cada capítulo funciona como uma fase do jogo. Os heróis eram todos humanos que moravam no mesmo reino, que ao começar a ser dominado por uma feiticeira má tentaram se rebelar mas foram presos. Para escapar da prisão, o mago no grupo transformou a todos em ratos para poder tirar a feiticeira do poder. A história é muito legal, bem fantasiosa e tem MUITO MAIS profundidade do que eu citei aqui.

mice-and-mystics-mesa-prontVocê pode jogar o jogo em modo campanha, seguindo do primeiro capítulo e indo até o fim para vivenciar melhor a sensação de aventura, como também pode apenas pegar um capítulo aleatório e jogar uma partida ali normal. Você tem 6 personagens para escolher até 4 e montar a sua equipe, sendo que cada personagem possui uma classe diferente e várias habildades. Você tem o ladrão, que anda mais rápido e tem facilidade para encontrar itens nos cenários; você tem a curandeira que, bem, cura a equipe; você tem o lider com várias habilidades de controle do time; você tem o mago com raios e explosões destrutivas…. enfim, são muitas possibilidades, que ficam ainda maiores quando você soma as diversas cartas de equipamentos que dão bônus diversos a cada personagem.

Tudo isso amplia bem a rejogabilidade, já que cada partida que você for jogar, mesmo que sendo no mesmo cenário, dificilmente será a mesma experiêcncia. Mas além disso, outra coisa que amplia essa sensação de nunca ter o mesmo jogo é o Caos. Sim, o Caos! O jogo é TODO baseado na rolagem de dados. Para se mover, você rola dados. Para atacar, dados. Para defender, dados. Para achar item, dados. Vocês  entenderam.

mice-and-mystics-ted-de-olhMas eu poderia resumir todo esse blá blá com o seguinte: Todas as 3 vezes que joguei com a minha esposa, nós nos divertimos pra caramba! As histórias que contamos durante o jogo, os ataques dos inimigos, o azar absurdo nos dados e, principalmente, a mecânica cooperativa e com cada classe completando a outra, fazem do jogo uma ótima experiência para jogar junto com seu amigo. Mas digo mais! Eu joguei sozinho também umas vezes e é tão divertido quanto!

Um ponto bastante negativo é o fato do manual de instruções ser muito confuso. Quando eu fui jogar a primeira partida eu não estava entendendo direito nem sequer como deveria montar o tabuleiro. Mas felizmente estamos na era da informação e foi super fácil entrar no youtube e achar vídeos de setup ensinando como montar tudo e jogar. Por outro lado, o material da versão Brasileira distribuída pela Galápagos está uma beleza! Não tenho como comparar exatamente com a versão gringa pois não toquei na versão gringa, mas visualmente, não fica devendo absolutamente nada.

Claro, os dados podem ser muito frustrantes as vezes, mas no geral a gente releva. Caso você não seja uma das pessoas que é totalmente avessa aos dados, curte uma história de fantasia e está procurando um jogo para jogar com seus amigos e familiares ao invés de jogar contra e que seja relativamente rápido (nenhuma partida minha levou mais do que 90 minutos, a média é uns 50), então eu recomendo fortemente!

PS: Se puder, jogue com esse playlist do Spotify aqui ao fundo. Fica legal pra caramba!!

mice-and-mystics-pose-vitor