Página Inicial > Análise, Board Games > Hostage Negotiator – Fique calmo, vamos conversar…

Hostage Negotiator – Fique calmo, vamos conversar…

HNHeader

Todo mundo comenta e conhece as vantagens sociais do hobby de board games. Normalmente é conversado que se você não tiver como reunir os amigos e for jogar sozinho, sua opção é ligar o vídeo game ou o PC e ir jogar algum dos games modernos, de preferência online, para ter interação com outra pessoa. Mas e quando você não tem acesso a um vídeo game ou PC? E quando acaba a luz? E quando você está numa viagem a trabalho? Bem, eu tenho uma dica interessante para estes casos.

Em Hostage Negotiator, hoje é um dia de crise. Você recebeu aquela ligação pela qual esperou e se preparou a vida inteira… Reféns estão sendo ameaçados. Você se dirige até o local da situação e recebe as informações do comandante da operação policial. Ele te dá o telefone e assim começam as conversações…

—————————————————————————————————————————————————–
Hostage NegotiatorHNBackCover
Jogadores: 1
Tempo Médio: 15 a 30 minutos
Mecânicas: Rolagem de Dados, Seleção de Cartas, Gerenciamento de Mão
Categoria: Jogo Solo
——————————————————————————————————————————————————

Visão Geral
HNConversationHostage Negotiator é um jogo solo onde você assume o papel de um negociador de reféns tentando contornar uma crise. Um sequestrador está prendendo reféns e ameaçando tirar a vida deles. Seu objetivo é conversar com o sequestrador a fim de mantê-lo calmo e resgatar o maior número de reféns possível. Se tiver mais da metade de reféns salvos e o sequestrador tiver sido capturado ou eliminado, você ganha o jogo. Para fazer isso, você terá em sua mão algumas cartas de conversação, que você usará para manter o sequestrador falando e ir acalmando ele. Porém, como é de se esperar, a imprevisibilidade é muito alta em uma situação como essas. Você nunca sabe se o sequestrador vai realmente se acalmar com o que você diz. Por isso, a cada carta de conversação usada você terá que rolar dados para saber se obteve sucesso ou não. Ao fim de cada fase de conversação, você poderá adquirir novas cartas de conversação, além de observar a reação do sequestrador ao que acabou de acontecer.

O Sequestrador
HNTerrorCardsO jogo base vem com 3 vilões diferentes, cada um com uma pequena história indicando o motivo dele ter capturado estes reféns e identificando alguns critérios para o começo da partida. Cada um possui um deck de exigências principais individual, do qual selecionamos uma para ficar na partida, além de uma exigência de fuga. Descobrir quais são as exigências do sequestrador não é um pré-requisito para a vitória, mas ajuda bastante já que saber o que o sequestrador quer faz com que fiquemos menos ameaçados e surpreendidos pelas ações dele. Além das exigências, ele também terá a sua disposição um deck de cartas de Terror, simbolizando as reações dele entre uma conversação e outra. O tempo é curto e assim que o deck de terror acabar, todos os reféns serão eliminados e o sequestrador escapará.

A Situação
HNTabuleiro
O tabuleiro do jogo te mostra todas as informações necessárias para jogar. No lado esquerdo temos o marcador de ameaça. Quanto mais irritado o sequestrador ficar, maior será a ameaça e menor as nossas chances de sucesso, simbolizados pelo número de dados a serem rolados sempre que tentarmos conversar com ele. Se ele já estiver no nível máximo de ameaça (K), cada erro significará a morte de um refém. Já se estiver no nível mínimo (S), cada acerto significa um refém liberado. Os reféns estão na parte direita do tabuleiro, são aqueles meeples amarelos ali. Ao redor do marcador de ameça, você pode ver alguns números dentro de um balão. Aqueles são pontos de conversação, que você pode usar para comprar novas cartas de conversação disponíveis a fim de alcançar seus objetivos. As cartas disponíveis são essas enfileiradas embaixo do tabuleiro. Em cima do tabuleiro temos as exigências e ao lado direito do tabuleiro temos as cartas de terror.

O Jogo
O jogo é tenso e passa com muita competência a sensação de urgência e de imprevisibilidade que eu imagino ser verdade em uma situação dessas na vida real. Você tem as cartas certas na mão e sabe o que quer dizer, mas o sequestrador pode entender errado e ficar ainda mais irritado com suas palavras. Para mim isso não é um problema. Eu adoro jogo com dados e não me importo em um fator sorte muito alto, mas entendo que isso possa ser um problema para uma boa parte das pessoas. Claro que há bastante chance para mitigar essa sorte, como ter cartas que te permitem rerolar dados e, principalmente, poder diminuir a ameaça do sequestrador para poder rolar mais dados, mas todos sabemos que quando falamos de dados, somente o Caos controla a situação. 🙂 Por outro lado o jogo é muito curto e assim, mesmo quem não gosta de ter suas ações decididas quase que totalmente pela base da sorte pode dar uma chance ao jogo.  Os componentes são bonitos e resistentes. É uma ótima opção para os momentos em que você está sozinho sem muita ideia do que fazer para se divertir e trabalhar o cérebro ao mesmo tempo.

Expansões e Afins
HNPacksEle já saiu com 4 packs de sequestradores disponíveis para compra, onde cada um inclui um sequestrador novo, novas exigências e novas mecânicas, para aumentar a rejogabilidade. Além disso, quem pegou o jogo pelo Kickstarter (meu caso) também conseguiu um pack com 10 cartas simbolizando negociadores mais experientes, que basicamente te dão um poder a ser utilizado uma única vez na partida, além de lindos meeples para representar os sequestradores.

Então é isso. Fica a dica aí de um jogo solo bem divertido, para você que já está cansado de jogar Paciência ou Sudoku.

HNMeeples

Abraços!
Johnnymaxx

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.